Pré-Escolar

A Educação Pré-Escolar no Colégio de S. José de Bairros, rege-se pelos princípios educativos formativos emanados do Ministério da Educação e Ciência para estas faixas etárias dos 3 aos 5 anos de idade e pela proposta educativa do Colégio.

Assume um papel fundamental o desenvolvimento cognitivo, social, psicoafectivo, motor e espiritual da pessoa humana; o crescimento físico e intelectual duma forma afetiva e humana e, consequentemente, adequa o processo educativo às necessidades das crianças, visando uma construção de aprendizagens integradas.

1º CEB (1º ao 4º ano)

O 1.º Ciclo é uma etapa fundamental do processo de ensino-aprendizagem de uma criança. É nesta idade que se criam hábitos e se fazem aquisições determinantes. Para a vida escolar e pessoal de um aluno, o Colégio tem um projeto inovador que agrega todas as áreas de aprendizagem previstas para este ciclo.

Procuramos ainda investir no talento de cada aluno conhecendo-o e acompanhando-o, bem como aos seus Pais, de modo a criar as bases de um desenvolvimento harmonioso e que garanta uma formação completa.

2º CEB (5º e 6º ano)

O 2º ciclo no Colégio procura oferecer aos alunos uma abordagem que ultrapassa os Programas curriculares oficiais de cada disciplina, complementando-os com Programas Educativos transdisciplinares específicos - como a aprendizagem e aplicação de Programação computacional, a disciplina de Artes e Humanidades e o programa de visitas de estudo curriculares.

Estas atividades permitem um efetivo enriquecimento do currículo e aplicação de estratégias e métodos pedagógicos adequadas a alunos destas idades.

3º CEB (7º ao 9º ano)

O 3º Ciclo é um período de grandes desafios, uma vez que é acompanhado pela entrada dos alunos na adolescência, uma fase que irão sempre recordar.
Neste período escolar procuramos estabelecer uma relação sólida com os alunos, com base no diálogo, instrumento essencial para que consigamos que revelem o melhor que há em si.

Nesta idade consideramos essencial a promoção da autonomia, do espirito crítico e da capacidade reflexiva de cada um; educamos para a diversidade e para o desenvolvimento de atitudes de cooperação e amizade; e procuramos estimular o prazer de aprender.

Secundário

Neste nível de ensino pretende-se criar um espaço de aprendizagem com características pré-universitárias, para além de se continuarem a aprofundar os meios de formação dos ciclos anteriores.

A qualidade das atividades propostas – desde visitas de estudo a participação em projetos multidisciplinares, reflete-se nos excelentes resultados alcançados pelos nossos alunos.