10 Junho 1897

Fundação e Abertura do Colégio

A Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras só no ano de 1897 veio a dar cumprimento a este Testamento. Abrirão o Colégio a 10 de Junho desse mesmo ano com o nome da Nossa Senhora das Necessidades, a Padroeira da Capela já existente na casa de habitação.

10 Junho 1897

1906

Aumento das dependências do colégio

Para além das atividades escolares, as Irmãs dedicavam-se ainda a toda a espécie de trabalhos femininos: Lavores, música, pintura, culinária, etc… e depressa aumentou o números de alunas, sendo necessário, em 1906, aumentar as dependências do Colégio e alargar a Capela que se tornou um grande centro de atração religiosa.

1910

Implantação da República

Com a implantação da República no país, em 1910, são expulsas as Ordens Religiosas e o Colégio também sofreu as suas consequências nefastas. Foi logo fechado pelas autoridades vindas do Porto. As alunas e algumas religiosas tiveram de retirar para suas casas. Nesta altura o povo desta Região e de uma maneira especial as Famílias da Casa de Poveira de Bitarães, Queirós de Lodares e a da Casa da Torre de Paços de Ferreira mostraram a sua solidariedade e carinho, prestando às Irmãs todo o auxílio necessário que jamais ficará esquecido.

1910

2013

Nova Gerência do colégio

O colégio é entretanto vendido à empresa Ângulos e Argumentos.....

2020

Novas Instalações

Com o aumento muito significativo, o colégio necessta de aumentar e dão inicio à construção de um novo colégio, com novas instalações.

2020