COVID-19 - Comunicado

COVID-19 - Comunicado

Caríssimos Encarregados de Educação, em virtude do encerramento forçado do nosso estabelecimento de ensino, por ordem da Direção Geral de Saúde, venho dar nota das últimas informações recebidas.


A medida é de prevenção e não se registam casos suspeitos ligados ao nosso colégio. Existe um foco em Lousada e em Felgueiras, ligado a algumas empresas devidamente assinaladas e acompanhadas pelas autoridades competentes.

Solicitamos que todos cumpram escrupulosamente as orientações da Direção Geral de Saúde e o apelo do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lousada, no sentido de adotarmos comportamentos responsáveis e evitar deslocações desnecessárias, reuniões com muita gente e festas/eventos sociais.  Este período é de prevenção e não pode ser encarado como “férias”. Alunos, professores e funcionários devem ficar em casa. Devem evitar locais públicos onde o risco de contágio seja maior.

Pedimos ainda colaboração de todos no sentido da comunicação imediata caso saibam de algum caso suspeito e na adoção das medidas de prevenção, designadamente medidas de higiene pessoal e de etiqueta social, que devem ser adotadas e disseminadas por toda a comunidade educativa, a saber:

1)    Todas as pessoas devem ter cuidados de higiene das mãos, lavando frequentemente as mãos com água e sabão durante, pelo menos 20 a 30 segundos ou com solução antisséptica de base alcoólica, bem como de limpeza de objetos e superfícies;

2)    Recomenda-se o distanciamento social (evitar contacto próximo com outras pessoas) e de etiqueta respiratória (não espirrar, tossir ou falar em direção a outros ou para as mãos). Os guardanapos ou lenços de papel devem ser de uso único. De seguida, devem lavar as mãos de acordo com as instruções do ponto 1.

3) Todas as pessoas deverão evitar cumprimentar, beijar e abraçar outras pessoas, devendo evitar estar a menos de 1 metros de distância de qualquer outra pessoa;

4) Caso surjam sintomas, febre, tosse, dor de garganta, dores musculares, dor no peito, dores articulares ou diarreia, deverão, de imediato, contactar a linha SNS 24 – 808 24 24 24;

5) Todas as pessoas que forem contactadas telefonicamente pela Autoridade de Saúde deverão, de forma responsável e rigorosa, cumprir com todas as orientações que forem emitidas.

Estas medidas constam do Plano de Contingência da nossa Instituição, enviado por e-mail e publicado no site do Colégio.

O Plano de Contingência está afixado no colégio desde sexta-feira e foi dado a conhecer a toda a equipa do Colégio.

Aproveito para informar que os professores Titulares e Diretores de Turma estarão em contacto permanente com os alunos e os Encarregados de Educação, para envio de materiais, monotorização dos trabalhos e acompanhamento à distância

Caso necessitem de alguma declaração por parte da direção para justificar eventuais ausências ao trabalho, queriam por favor enviar um e-mail para a direção do colégio.

Todos juntos ajudaremos a que esta situação seja ultrapassada e a que o impacto nas nossa vidas seja minimizado!

Solidários com o esforço de todos, apelamos à serenidade, à colaboração e compreensão de todos!  Esperamos que tudo corra pelo melhor!

Até breve!

A diretora,

Paula Rocha

Orientações Direção Geral de Saúde

Comunicado Direção Geral de Saúde

Plano de Contingência da COVID-19