Projeto Educativo

O Projeto Educativo é a “alma mater” da escola e o instrumento primeiro da afirmação da sua autonomia.

Inspirado na Proposta Educativa da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, ele traduz os princípios que orientam toda a missão educativa e define os objetivos que pretendemos atingir e que se concretizam nas atividades escolares a realizar ao longo do ano letivo de 2020/2021.

É o documento chave da pedagogia desta Escola, funcionando como um ponto de referência permanente, uma matriz orientadora de todas as atividades escolares. É um instrumento que dá à Escola uma autonomia pedagógica, uma fisionomia própria e específica.

Este Projeto mostra sobre o quê e como a Escola refletiu ao analisar-se a si mesma, clarificando o plano de ação que pretende desenvolver.

Surge como instrumento que vai possibilitando a definição de objetivos e a formulação das atividades que vão fazer do Colégio S. José de Bairros um espaço organizacional onde se decidem os desafios educativos e que funciona como fator impulsionador da autonomia.

O sucesso deste Projeto irá depender, em grande parte, da capacidade de todos para mobilizar recursos e vontades, de forma coerente, no seu percurso.

Só escolas capazes de desenvolver um projeto educativo construído localmente e onde a Comunidade Educativa se reveja poderão , como se desenvolver cidadãos socialmente relevantes.

Ele responde ao que SOMOS, ao que PRETENDEMOS, ao que queremos alcançar.

Este Projeto é fruto da reflexão, estudo e trabalho de toda a Comunidade Educativa já que a verdadeira educação só pode ser obra comunitária.

Queremos que este Projeto seja um instrumento que ajude a tornar mais coesa e eficaz a nossa ação, garantindo uma unidade de critérios na formação de cidadãos livres, responsáveis e solidários preparados para enfrentar, com fé, coragem e entusiasmo, os obstáculos à sua realização pessoal e tornando-os agentes de construção de uma comunidade universal, mais fraterna, mais justa e mais feliz.