Palestra sobre o 25 de abril

O nosso colégio teve a honra de receber o Sr. Coronel Artur Freitas, dos comandos, e o Sr. Coronel Rodrigo Pizarro, das operações especiais, ambos com um vasto currículo militar e com ligações importantes à Defesa Nacional.

Os nossos alunos beneficiaram de uma palestra com testemunhos reais de quem viveu a revolução do 25 de abril.
Percorreu-se o período que antecedeu à revolução, contextualizando a vida no tempo da ditadura, a educação e a falta de liberdade a todos os níveis.
Foram explicadas na primeira pessoa as manobras que levaram à revolução, uma vez que o Coronel Rodrigo Pizarro comandava a companhia operacional do Regimento da Infantaria 10, de Aveiro, que no 25 de abril teve a missão de tomar o forte/penitenciária de Peniche.
O Forte de Peniche foi uma das prisões da ditadura, tendo funcionado como tal durante 40 anos, entre 1934 e 1974. Por lá passaram cerca de 2500 homens, condenado pelos tribunais plenários do país. A fortaleza com mais de 400 anos de história esteve para ser vendida e transformada em unidade hoteleira, mas a alienação foi travada pelos protestos encabeçados pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP). Neste momento, está em curso a transformação do espaço no Museu Nacional da Resistência e da Liberdade.
Foram testemunhos impressionantes e muito interessantes que contribuíram para que os nossos alunos fiquem a perceber melhor a história da democracia no nosso país.
Os objetivos, as conquistas, do 25 de abril permitiram a democratização da educação, a liberdade de expressão e a igualdade de oportunidades.
Ambos sublinharam a importância de uma cidadania ativa para que os valores conquistados não se percam e para que a sociedade evolua no sentido de um progresso que respeite os valores da democracia.
Muito obrigada aos dois pela excelente manhã que proporcionaram a alunos e professores do nosso colégio.
Um agradecimento especial ao Sr. Tenente Coronel, Dr. Manuel Mota, que tornou possível a realização desta palestra!