Visita CIR - Centro de Interpretação do Românico

Iniciou-se hoje, com a turma do sétimo ano, o ciclo de visitas dos nossos alunos ao CIR - Centro de Interpretação do Românico, onde está também patente a exposição “Direitos Humanos para todos e em toda a parte”.

O Centro de Interpretação do Românico, localizado na nossa vila de Lousada, é constituído por um diversificado conjunto de espaços temáticos, dotados de uma forte componente multimédia interativa. É o cenário ideal para iniciar a viagem de descoberta da Rota do Românico e do seu território de influência (vales do Sousa, Douro e Tâmega), bem como da arte e simbolismo que dominou a Europa nos séculos Da Idade Média. O projeto expositivo deste grande equipamento de divulgação do património histórico-cultural distingue-se pelo arrojo da sua arquitetura contemporânea, mas igualmente pelas múltiplas experiências interativas proporcionadas pelos seus conteúdos museográficos.
O CIR é constituído por uma superfície expositiva de cerca de 650 metros quadrados, distribuídos por um amplo átrio central e por seis salas temáticas: Território e Formação de Portugal; Sociedade Medieval; O Românico; Os Construtores; Simbolismo e Cor; Os Monumentos ao longo dos Tempos.
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.
Os alunos adoraram a visita!