Apresentação

O Colégio São José de Bairros é uma Escola Católica fundada por iniciativa da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, em Fevereiro de 1897, educando crianças, segundo os princípios da sua fundadora a Irmã Maria Clara do Menino Jesus (1843-1899).

O Colégio prima pela educação integral, desenvolvendo, nos seus alunos, na dimensão pessoal: o conhecimento e a afetividade.

Na dimensão social: os valores da Família e a solidariedade e na vertente religiosa, cultural e formativa: a formação nos valores Humanos e Cristãos, articulando e harmonizando FÉ, CULTURA e VIDA.

Com cento e dezasseis anos de história e tradição, o Colégio São José de Bairros é pioneiro no que diz respeito à educação e qualidade de ensino.

Entre as características que fazem com que o Colégio seja referência na educação, está a dinâmica didática de ensino, voltada para a adequação aos dias atuais.

O Colégio São José de Bairros é dotado nas suas instalações de: polidesportivo, ginásio, salões de festas, com instalações audiovisuais, biblioteca, cantina, gabinete de enfermaria, parque infantil e amplos espaços exteriores dotados de jardins e hortas.

As salas de aula, possuem recursos como: dvd’s, tv, material sensorial, audiovisual e informático.

O Colégio possui também, salas próprias de acolhimento, sala de apoio ao estudo, sala de informática, com softwares educativos, garantindo acessibilidade e conhecimento para os alunos.

Para além das atividades curriculares e da educação moral religiosa e católica, o Colégio São José de Bairros também oferece apoio ao estudo, projetos educativos, atividades extras curriculares e atividades de complemento curricular.

" O objetivo maior é a realização plena do aluno como pessoa. Seja na iniciativa, na responsabilidade, na vida espiritual e, sobretudo, no compromisso com a comunidade.”

Por ser uma Escola Católica dentro de uma sociedade democrática, o Colégio procura sempre investir na qualificação dos seus professores e no aperfeiçoamento humano de todos os funcionários, para poder oferecer uma formação integral aos seus alunos.