Xadrez

Xadrez, uma ferramenta educativa

É reconhecido que as crianças que praticam xadrez melhoram notavelmente a sua capacidade de raciocínio, o que se reflete num melhor rendimento escolar.

O xadrez contribui para o desenvolvimento intelectual, para a educação social e desportiva, para atingir objetivos culturais e ampliar conhecimentos, para o desenvolvimento pessoal e formação do carácter.

Durante a partida de xadrez a cada jogada está associado um ato de uma reflexão, que precede a eleição do movimento. Este processo de reflexão requer atenção (aplicação voluntária do pensamento à atividade que se realiza) e concentração (capacidade de isolar-se voluntariamente do mundo exterior e centrar-se exclusivamente na ação que se realiza). A prática do xadrez potencia estas capacidades que favorecem um melhor rendimento escolar.

O xadrez é um estímulo poderoso da tenacidade, do espírito de luta e da capacidade de sacrifício. A lógica que rege a sequência de jogadas de uma abertura ou de uma combinação ou a precisão de alguns finais de partida tem muita relação com os processos de raciocínio utilizados nas matemáticas.

O xadrez é claramente uma ferramenta educativa. Qualquer projeto, programa ou plano de ensino-aprendizagem do xadrez deve ser encarado como um Projeto Educativo.

Área Reservada - Encarregados de Educação

Para melhorar a sua experiência, utilizamos cookies para otimizar as funcionalidades do site. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Ok